Aguarde um momento, por favor...

Serviço Nacional de Saúde
LOGO
Exercício Meliandou

Face ao surto de Ébola na África Ocidental, a Organização Mundial da Saúde decretou, a 8 de agosto de 2014, o estado de emergência de Saúde Pública de âmbito internacional, requerendo uma preparação e resposta internacional coordenada.

Da mesma forma, a implementação da nova decisão nº 1082/2013/EU1 sobre as ameaças transfronteiriças graves para a saúde obriga a uma preparação a nível nacional para alertas internacionais.

Considerando a importação de casos, a transmissão secundária ocorrida na Europa (mais especificamente em Espanha) e a possibilidade de importação de casos para Portugal, foram reforçadas as estratégias de prevenção e controlo necessárias para a resposta coordenada e adequada a uma eventual situação em território nacional.

No âmbito da preparação para responder a eventual introdução do vírus em Portugal, foi realizado um exercício de simulação organizado pela Direção-Geral da Saúde.

Esse exercício está enquadrado nas atividades da Plataforma de Resposta a Doença por Vírus Ébola.

Consulte o Relatório Final do Exercício Meliandou.

 

 

O Exercício Meliandou foi realizado em duas componentes:

  1. No dia 31 de outubro de 2014: para testar os aspetos técnicos da deteção, validação, transporte, uso de equipamentos, internamento nos hospitais de referência, diagnóstico laboratorial, tratamento e gestão de contactos;
     
  2. No dia 1 de novembro de 2014: para demonstração aos media de parte do exercício (contacto para a Linha Saúde 24 e transporte de doente pelo INEM) com uma figura pública, para dar visibilidade e divulgação pública do exercício e da mensagem em relação à estratégia nacional de impedir cadeias de transmissão no país.
 
República Portuguesa - Área Governativa Saúde

© 2014 DGS. All rights reserved.     powered by